Foto: Guilherme Vanzela
Colecionando prêmios pelo país, a vaca Brangus K1005 (box 10), da parceria entre a Cabanha Vacacaí, de São Gabriel (RS), e a Cabanha Soldera (RS), de Panambi (RS), arrematou, nesta sexta-feira (11/04), o prêmio de grande campeã da raça Brangus na ExpoLondrina, em Londrina (PR). Com a vitória, a fêmea acumula títulos nos três estados da região Sul, tendo sido reservada de grande campeã da 46ª Expointer, em Esteio (RS), em 2023, e grande campeã da ExpoChapecó, em Chapecó (SC), em 2024. “Acredito que é a única vaca em atividade na raça Brangus que tem campeonatos nos três estados do Sul. Para nós, é muito gratificante participar em várias regiões e o nosso trabalho ser reconhecido. O que a gente quer na Brangus é longevidade e estrutura forte para conseguir superar todos os desafios. Essa vaca está muito próxima de um animal perfeito”, resumiu o pecuarista Raul Gonçalves Southall, da Vacacaí. Premiação comemorada também pelos parceiros da Soldera. “É um animal de exceção, resultado de uma parceria de sucesso e que muito nos orgulha”, disse o pecuarista Didi Soldera. Atributos como a locomoção e o porte do animal foram destacados pelo jurado norte-americano Marcos Machado Borges Junior.
A reservada de grande campeã da exposição foi N1007FIV (box 6), também da Vacacaí, de Raul Gonçalves Southall, de São Gabriel. A terceira melhor fêmea foi Itamainó TE 194 (box 4), da Estância Itamainó, de São Pedro do Sul (RS), de Bruno Paniz Scremin.
A Vacacaí também conquistou o grande campeonato dos machos com RS N1006TE (box 11). Com apenas 6 meses, o terneiro deve voltar a Londrina para disputar o Mundial Brangus em 2026. “Mais uma vez, temos a certeza de que estamos no caminho certo e colhendo frutos”, disse Southall. O reservado foi 1069 - Júnior (box 15), da Estância Itamainó, e o terceiro melhor macho foi PWP TE457 (Box 13), da PWP Genética, de Tupanciretã (RS)
Fonte: Jardine Comunicações